Olá, Pessoal!

Esse blog foi criado com o objetivo de compartilhar idéias, dicas e sugestões sobre artesanato, presentes, decoração, utilidades, entre outros. Aqui você também irá encontrar os trabalhos da loja Ikera Presentes e, quem sabe, o passo a passo de alguns deles. Entrem, naveguem, curtam e compartilhem se gostarem! Sejam muito bem vindos! Renata Sousa

O Ponto Cruz

Dando continuidade à nossa série "Técnicas de Artesanato", hoje não vamos falar nem de recortes e nem de colagens, mas de uma técnica que trabalha com fios que se cruzam, formando motivos como nomes e imagens variadas... Estamos falando do Bordado em Ponto Cruz.

monograma em ponto cruz
Monograma

A prática do bordado em ponto cruz começou na Idade Média, espalhando-se pela Europa e EUA. Nesse tempo, o bordado em ponto cruz era a única "escola" onde as mulheres aprendiam as letras. Nesse período, o ponto cruz tinha uma aparência bastante rudimentar, e era utilizado, basicamente, para identificar as roupas das famílias ricas da sociedade, com seus brazoes de família. Chegando o Renascimento, a técnica sofreu um upgrade, e, além de símbolo de "educação", com os tradicionais monogramas (letras do alfabeto), como na imagem acima, algarismos e sinais, que eram passados de mãe pra filha, e contribuíam para o aprendizado e alfabetização, passou a ser, também, símbolo de decoração. Ou seja, o bordado em ponto cruz adquiriu um ar decorativo e passou a ser encomendado pela Igreja Católica, enriquecendo os seus ornamentos.

Bordado em Ponto Cruz


Até hoje, o bordado em ponto cruz  nunca perdeu o prestígio. Por ser uma técnica simples, o ponto cruz é uma atividade relaxante, e que pode ser praticada ouvindo música, batendo um papo, vendo TV, etc. Como o nome mesmo fala, o ponto cruz é uma técnica em que você passa uma linha ou fio de bordar sobre outro, formando uma cruz. Este, começou a ser praticado com fios de lã ou seda, sobre tecido de linho. Hoje, usa-se a linha de algodão, com uma ampla gama de cores, e ganha caráter recreativo, passando a ser praticado como um hobby. espero que tenham gostado e aprendido um pouquinho. Em nosso menu alternativo, clique em "Para Imprimir" e tenha acesso a alguns gráficos para bordado em ponto cruz. Abraços, e até o próximo post!


Pinterest