Olá, Pessoal!

Esse blog foi criado com o objetivo de compartilhar idéias, dicas e sugestões sobre artesanato, presentes, decoração, utilidades, entre outros. Aqui você também irá encontrar os trabalhos da loja Ikera Presentes e, quem sabe, o passo a passo de alguns deles. Entrem, naveguem, curtam e compartilhem se gostarem! Sejam muito bem vindos! Renata Sousa

Rio Artes Manuais

Na semana de 19 a 23 de março aconteceu a Rio Artes Manuais 2014 - A maior feira de artesanato que acontece no Rio de Janeiro, voltada para a capacitação de artesãos vindos de todo o estado.

A feira foi composta de 40 stands das mais diversas marcas de materiais para artesanato. Vários deles ofereceram mini cursos ou oficinas para os milhares de artesãos que lá compareceram, divulgando as mais recentes novidades nesta área.
O SEBRAE também esteve presente na feira com palestras variadas, voltadas para o artesão empreendedor.
Dando um giro pela feira, pudemos ver sugestões de trabalhos voltados para a Copa do Mundo - maior evento a acontecer este ano, no Brasil.

Vimos, também, o que continua sendo tendência para o artesanato, em diferentes nichos de trabalho.
No MDF, por exemplo, a decoração VINTAGE, com seu ar elegante e temas românticos, continua em alta.

Outra técnica que está, e ainda ficará em alta por um bom tempo, acredito é o SCRAPDECOR. O scrapdecor é uma ramificação do scrapbooking, que surgiu para a customização de álbuns de fotografias. Hoje, o scrap está presente em caixas, lembranças e festas de aniversários, cadernos de receitas, etc.


Para os que amam trabalhar com tecidos, a feira trouxe a PATCHCOLAGEM ou PATCHAPLIQUE. São recortes ou personagens caricatos, feitos de um tecido especial (termocolante) próprios para serem aplicados em panos de copa toalhas de banho, jogos americanos, toalhas de mesa e o que mais sua imaginação inventar.


A customização ou personalização de porcelanas foi outro foco dado pela feira. Todas pintadas à mão, com temas românticos, pops, florais, entre outros. 


Por fim, como não poderia deixar de ser, a feira mostrou o que podemos criar com PETs e outros materiaIs recicláveis. É o artesanato sustentável!


Bem, a feira foi um sucesso! Muitas coisas novas e bonitas... Mais inspiração pra botarmos a mão na massa. E que venha a RIO ARTES MANUAIS 2015!!!

Pinterest